Que o jeans nos oferece infinitas possibilidades de uso não é novidade, e nós aqui não cansamos de apresentar idéias de como explorar todas elas. Mas independente da maneira como ele é usado, o jeans se diferencia dele mesmo conforme o beneficiamento que recebe.
Os diversos efeitos que o tecido pode adquirir já nos dão uma dica de estilo com relação ao seu uso. Por isso é bom saber de que se trata quando se ouve falar em determinada lavagem.
Aí vai um mini manual com algumas das principais delas.
Este é o modelo mais tradicional, que mantém aquele azulão escuro próprio do jeans, sem lavagem ou tingimento. O nome inclusive se refere à tonalidade da cor. Os jeans índigo costumam ser os mais clássicos.
Stone washed é um tipo de lavagem que torna o jeans um tom mais claro de azul e geralmente deixa algumas partes com aspecto de desgastado. É importante prestar atenção que, se seu jeans for mais claro na parte das coxas ou do bumbum, pode criar uma sensação de que estas áreas são maiores.
O delavê é o efeito que deixa a peça bem clarinha, quase branca.
Acid washed, na tradução literal do inglês significa “lavado com ácido”. O efeito é manchado, e remete muito à moda dos anos 80.